
Sabemos que o rei Assuero ofereceu um banquete em sua casa, pra mostrar a sua grandeza e a riqueza do seu reino. E em comemoração ao momento solicitou que a rainha Vasti, viesse a dançar para exibir sua beleza, como ela se recusou, foi destituída do seu reinado. O rei por sua vez, solicitou que viesse todas a virgens formosas de seu reino e fossem levadas par o harém para a escolha de uma nova esposa. Assim que o decreto saiu as donzelas foram reunidas, Ester, porém achou graça diante de Hegai, guarda das mulheres, e de todos os que a viam.
É esta a diferença que nós mulheres de Deus fazemos ou temos que fazer entre as pessoas incrédulas, elas tem que ser embriagas pelo perfume de Jesus que há em nós. Depois de 12 meses as donzelas podiam visitar o rei Assuero, na vez de Ester, ela achou graça e benevolência diante dele, mais que todas as outras virgens, por ser diferente, ele pôs a coroa real em sua cabeça e a fez reinar no lugar de Vasti. Ester segundo Madorqueu, seu tio não havia declarado sua nação e seu povo, porque Ester fazia tudo o que ele pedia. O rei honrou Hamã elevando-o ao mais alto posto da Pérsia, a grande honra transtornou-o. Ele encheu-se de vaidade e sentiu-se profundamente humilhado quando Madorqueu não quis se prostrar para ele, prestando-lhe homenagem. Hamã ficou tão furioso que resolveu promover um massacre de todos os judeus. Ele procurou mostrar ao rei que não existiam motivos para que os judeus viessem a existir, pois tinham leis diferentes e não obedeciam as leis do rei e ainda ofereceu ao rei um suborno de dez mil talentos de pratas. O rei assinou o decreto onde todos os judeus deveriam ser mortos. Isso mostra que quando Deus tem algo grande para fazer o diabo sempre se levantará.
Aonde o decreto do rei ia chegando, tinha os judeus grandes lamentações, luto e jejum, sacos e cinzas era a cama de muitos. ...e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. LC 14:11. Quando Ester ficou sabendo, procurou se comunicar com Madorqueu, e ele pediu que Ester intercedesse pelo povo junto ao rei Assuero. Ester aparentemente estava numa situação complicada porque já fazia 30 dias que não tinha sido chamada para ver o rei, e onde qualquer pessoa que entrasse no pátio interno sem ser chamada, só há uma lei para ele a de morte, salvo a quem o rei estender o seu cetro de ouro. Então Madorqueu enviou o recado para Ester: por estar na casa do rei só tu te livrarias, mas se te calas, virá de outra parte respiro e libertação para os judeus; mas tu e a casa de teu pai perecereis, e quem sabe se para uma ocasião como esta é que chegaste à rainha? Ester se dispõe a interceder pelo povo, indo à presença do rei mesmo sem ser chamada, o que significa dizer que ela pôs sua própria vida em risco. Esta é uma atitude de uma mulher graciosa elas têm esse amor dentro delas que as impulsionam a servir os outros até mesmo quando sabem que nunca serão retribuídas pelo que fizeram. Até mesmo porque Ester sabia que a sua honra vinha do Senhor. A mulher graciosa alcança honra... PV11:16
A resposta de Ester foi vai e ajunta todos os judeus de Susã e jejuai, por mim, não comam e não bebam por três dias, eu também jejuarei igualmente com as minhas donzelas, e então irei ao encontro do rei, ainda que não seja conforme a lei e se perecer pereci. Ester vai ao encontro do rei, vendo ele a rainha estendeu para ela o seu cetro de ouro e disse: que tens, rainha Ester e qual é o teu pedido? Até a metade do reino te será dada. Ela o convidou para um banquete e contou o plano de Hamã. O rei quando soube ficou muito furioso, como não podia mais cancelar seu decreto, tomou o seu anel e fez um novo decreto dando aos judeus o direito de se defenderem. O rei mandou matar Hamã com a mesma corda que ele havia preparado para enforcar madorqueu. Os judeus se reuniram para por as mãos sobre aqueles que queriam seu mal, e ninguém pôde resisti-lhes, porque seu temor caira sobre todos os povos. Esse estudo deixa claro a grande mulher de fé que foi Ester, uma rainha que põe o interesse alheio acima do próprio. ...O amor não busca seu próprio interesse... ICOR 23;5
Deus tinha reservado para ela um propósito específico, quando chegou o momento oportuno ela confiou em Deus e contribuiu para que o propósito de Deus fosse executado. Ester foi sábia diante da situação não se desesperou buscou a resposta em Deus. ...As armas da nossa milícia não são carnais, mas sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas. IICOR 10:4. Ester sabia que não podia ir até o rei sem ser chamada, que ele não podia voltar atrás na sua palavra e até corria o risco de ele achar que ela tinha enganado ele, como a situação estava difícil, aparentemente só um milagre, Ester recorreu as suas armas espirituais e não ficou só esperando um milagre cair do céu, ela agiu a sua fé, baseada na sua confiança em Deus, quando escolheu ir até o seu marido, sua determinação era tamanha que até chegou a dizer se perecer, pereci, em outras palavras é tudo ou nada, se Ele me escolheu como rainha, Ele tem que ser comigo. Ela disse isso até mesmo porque sabia que a sua vida já estava nas mãos de Deus, Ele estava no controle de tudo, e que ela não ia perder nada tentando ajudar o seu povo, pois dentro dela havia a certeza de Deus. Diante da situação Ester entendeu porque Deus Havia tornado ela rainha. É essa mesma atitude de fé que temos de tomar, se sua vida está nas mãos de Deus tome posse de suas armas espirituais e haja a sua fé, você não tem nada a perder, e se perecer, pereci, Ester estava tendo a mesma determinação que o apóstolo Paulo quando ele falou para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Fp 1:21.
Em outras palavras, se der errado hoje, amanhã vai dar certo, eu posso arriscar e perder bens materiais, mas não é porque arrisquei e deu errado que irei perder o meu bem espiritual mais precioso a minha salvação, porque se eu perder para o mundo eu ganho com Deus.
O único homem que está isento de erros, é aquele que não arrisca acertar. (Albert Einstein)
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar (Shakespeare).
Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o SENHOR teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará. Dt 31:6
E você sabe por que chegaste a ser rainha (serva, escolhida, obreira)?